Como vim a verificar ao longo da minha pesquisa e recolha fotográfica, a tipografia tem, de facto um poder enorme na escrita e sobretudo na forma como a vemos. Por detrás de cada forma de letra, encontramos inúmeras intenções, mensagens e até personalidades. Na verdade, a personalidade de uma determinada revista, por exemplo, pode estar implícita na tipografia que aquela utiliza. Um facto que nos passa ao de leve pela mente, mas que se não existisse, notaríamos logo a diferença. Nunca imaginaríamos na nossa cabeça, a tipografia da Vogue com uma serifa grossa, seria algo impensável.
Assim e após uma leitura do livro de Paulo Heitlinger, verifiquei que a tipografia delicada, fina e sofisticada das revistas femininas insere-se "No reino das pernas longas", como o próprio autor designa.
"Super magras e altíssimas, verdadeiras anoréticas, as «Italiennes» parecem personificar os ideais subalimentados da moda feminina exibida na catwalk.
As «Italiennes», como esta
Onyx MT, são muito alongadas, a serifa é retangular, mas curta. Romanas classicistas, porém alongadas ao máximo pelo efeito de uma condensação extrema."
Bibliografia consultada:
Paulo HEITLINGER, Tipografia, Origens, formas e uso das letras, Lisboa: Editora Dinalivro, 2006
Hard work, good design.
Sem comentários:
Enviar um comentário