A tipografia da imagem diz respeito a uma marca de joalharia feminina, contudo se tal observação não fosse feita, poderíamos ainda assim perfeitamente associar o tipo de letra representado ao universo feminino. A letra script e com serifa remetem imediatamente para a delicadeza e a sofisticação da indústria da joalharia. A conotação estética da letra comunica com o seu público-alvo (mulheres) e simultaneamente identifica o produto. Trata-se de um tipo de letra mais trabalhada, relativamente a outras tipografias do ideário feminino, mas nem por isso deixa de estar intimamente ligada à beleza e à elegância da mulher.
Caso estivéssemos perante um tipo de letra mais rude e menos ornamentada, não poderíamos afirmar com certeza, a pertença ao mundo feminino. Provavelmente haveria uma falha ao nível da comunicação visual visto que, menos ornamentação e mais sobriedade remeteriam para o pólo masculino.
Concluindo, é necessário clarificar que consoante o contexto associaremos, o tipo de letra mais adequado. A tipografia é igualmente comunicação visual, não podemos nunca descurar dela. A par da imagem e de todos os outros elementos numa composição, os elementos tipográficos assumem uma importância relevante.
Bibliografia consultada:
Paulo HEITLINGER,Tipografia – Origens, formas e usos de letras, Lisboa: Dinalivro, 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário