terça-feira, 16 de abril de 2013

Recolha fotográfica - Ensaio teórico

Através da recolha fotográfica, foi possível comprovar que a tipografia surge nos mais variados contextos do quotidiano, comunicando a toda a hora diferentes mensagens com diferentes significados (“ o meio ambiente da maioria de nós: cidades repletas de tipografia” in Tipografia – Origens, formas e usos de letras). Pelo simples folhear de uma revista ou de um jornal, podemos encontrar uma série de elementos tipográficos, cada um desempenhando o seu papel e remetendo para universos distintos. A fotografia que selecionei foi a seguinte:


A tipografia da imagem diz respeito a uma marca de joalharia feminina, contudo se tal observação não fosse feita, poderíamos ainda assim perfeitamente associar o tipo de letra representado ao universo feminino. A letra script e com serifa remetem imediatamente para a delicadeza e a sofisticação da indústria da joalharia. A conotação estética da letra comunica com o seu público-alvo (mulheres) e simultaneamente identifica o produto. Trata-se de um tipo de letra mais trabalhada, relativamente a outras tipografias do ideário feminino, mas nem por isso deixa de estar intimamente ligada à beleza e à elegância da mulher.
Caso estivéssemos perante um tipo de letra mais rude e menos ornamentada, não poderíamos afirmar com certeza, a pertença ao mundo feminino. Provavelmente haveria uma falha ao nível da comunicação visual visto que, menos ornamentação e mais sobriedade remeteriam para o pólo masculino.

Concluindo, é necessário clarificar que consoante o contexto associaremos, o tipo de letra mais adequado. A tipografia é igualmente comunicação visual, não podemos nunca descurar dela. A par da imagem e de todos os outros elementos numa composição, os elementos tipográficos assumem uma importância relevante.

Bibliografia consultada:
Paulo HEITLINGER,Tipografia – Origens, formas e usos de letras, Lisboa: Dinalivro, 2006

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