terça-feira, 12 de março de 2013

A prática, a estética e a simbólica

Agora que estou a conhecer um pouco do mundo do design, posso afirmar com toda a certeza que, de facto, esta área é muito do que mais que a simples estética . Antes de me iniciar nesta disciplina de Design e Comunicação Visual, sempre associei design a padrões, que ao invés de respeitar a razão, tinham como fundo apenas e só a estética. Talvez tivesse, por isso, a ideia errada de que, só sobreviveriam a design, aqueles que tinham aptidões para o desenho . Bem, o engano foi certeiro, é preciso muito mais que um olho artístico . O olho intelectual assume o principal papel. A idealização, a conceção, a elaboração de determinado objeto não se faz com um simples traço de lápis, é preciso saber interpretar o mundo que nos rodeia e observar atentamente .
A perspicácia é, portanto uma mais valia num ramo que, se adivinha vencedor em tão variadas áreas, desde embalagens, tipografia, produtos, cartazes publicitários,entre outros.
Em virtude, de tudo aquilo que foi dito, apercebi-me que até a roupa e o calçado que usamos, deriva de um design altamente massificado e produzido a nível mundial, a não ser que tenhamos alguma peça exclusiva de um estilista famoso, o que é altamente improvável, porque até nesses casos particulares, há uma ou duas cópias. Assim, observei as minhas sapatilhas e pensei: "Consigo encontrar três funções diferentes do design." Ora vejamos:


Função prática : Responde a uma necessidade do utilizador - Posso estar a precisar de calçado confortável e considerar umas sapatilhas, a opção ideal.


Função estética : estabelece-se uma relação psicológica com objeto, um sentimento de aceitação, por exemplo, porque as cores das sapatilhas são apelativas.


Função simbólica : diz respeito aos símbolos, neste caso o símbolo da Nike, que é reconhecido a nível mundial.


Hard work, good design.

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